segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Secretaria Estadual de Educação - SEE/AL
Diretoria de Educação a Distância e Laboratório Tecnológico
Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - Maceió/AL
Escola Estadual Watson de Gusmão - Pólo




Projeto Integrado de Aprendizagem

A leitura na Era Digital:

Alfabetizando com Jogos On Line

 

 

Autora: Jane Cleide Santos

Professor Formador: Diran Araújo

 


1.  Introdução

Atualmente não podemos mais adiar o encontro com as tecnologias possíveis de aproveitamento didático, uma vez que os alunos, não falam outra língua. Em primeiro lugar devemos levar em conta a utilização da informática como instrumento de educação e a busca do conhecimento, e a maneira como as escolas vêm fornecendo o suporte necessário e consiste a inserção dos novos instrumentos educativos no cotidiano escolar.
Se a tecnologia está cada vez mais presente na vida e na escola, o professor precisa, em primeiro lugar, descobrir os efeitos pedagógicos de seu uso. O lugar ocupado pelas novas ferramentas de ensino modifica expressivamente o papel do professor, ele não pode mais ser apenas um transmissor de conteúdos, mais um mediador capaz de articular a interação do ensino, através dos meios tecnológicos.
O conhecimento precisa ser construído coletivamente nessa nova plataforma de acesso as informações, pela mediação efetiva do educador que percebe, antes de tudo, que a tecnologia é instrumento e não fim.
E por entender que a tecnologia é instrumento e não fim, é que o Projeto Alfabetizando com Jogos On Line, têm como objetivo norteador proporcionar a interação dos alunos com os computadores do laboratório de informática da escola e suas múltiplas facetas com o mundo virtual, utilizando os jogos educativos como uma ferramenta a mais no processo de alfabetização dos mesmos, pois entendo que a verdadeira função dos recursos tecnológicos é estarem a serviço das finalidades pedagógicas, porque estas é que são decisivas num projeto educativo. O Projeto terá como público alvo os alunos do 1º Ano do Ens. Fundamental.

2.     Justificativa

O Projeto, Alfabetizando com Jogos On Line, é uma alternativa que o professor alfabetizador pode e deve utilizar pra melhor integrar as novas tecnologias com a educação formal, oferecida pela escola.

 

        Visa integrar o processo alfabetizador com os jogos da ferramenta Edubar, trabalhando de uma forma lúdica, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade e auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento, pois segundo Piaget (1998) acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.

Tendo em vista que, o jogo na web, não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.

 Objetivos:
Objetivo Geral:
        Proporcionar as crianças à oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de jogos, e atividades lúdicas oferecidas pela web através da ferramenta Edubar.

Objetivos Específicos:

·  Adquirir novos conhecimentos, habilidades e pensamento lógico através dos diversos tipos de jogos educativos;

·      Comunicar, questionar, interagir com os outros alunos e ser parte de uma experiência social ampla em que a flexibilidade, a tolerância e que a disciplina são vital:
·         Conhecer e valorizar a si mesmo e aos demais, entendo as suas limitações.

Atividades Propostas

·         Aprender Alfabeto 
·         Jogo de Forca 
·         Jogo de ordenação de letras 
·         Desenho 
·         Jogo Simon Diz 
·         Tutor de Digitação 
·         Quebra-cabeça com letras, palavras, figuras
·         Jogo da memória com letras, palavras e desenhos.

3.     Recursos Necessários:

Laboratório de Informática em pleno funcionamento.

4.     Avaliação

Todos os alunos devem saber  o tema do projeto e  o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos propostos, e será avaliado pela participação, interação com os colegas e com o material da aula.

5.     Referências

hptt://webeduc.mec.gov.br


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