sexta-feira, 8 de julho de 2011

Memorial - Introdução à educação Digital

Memorial 01

A primeira aula do curso Proinfo Introdução à Educação Digital aconteceu no dia 07-05-2011 na escola Watson de Gusmão na cidade de Delmiro Gouveia- Al. Iniciamos com a apresentação do Tutor Diran L. Araújo e dos alunos participantes.
O tutor por sua vez nos apresentou o curso, os objetivos específicos e gerais que norteiam o mesmo, o cronograma com as datas dos encontros que apreciado e discutido por todos foi aceito, bem como sua organização e sua metodologia.
A atividade inicial referente a unidade 01, consistiu na leitura do texto “Por que precisamos usar a tecnologia na Escola? - As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade” de Edla Ramos(2006). A partir da leitura do mesmo, propôs-se a elaboração de um texto individual, critico e reflexivo a ser digitado por cada participante e salvo em seu computador de estudo.
Compreendi que a escola por ser um espaço multifacetado e que orienta, organiza e dissemina o saber científico tende a reproduzir e/ou seguir o modelo econômico estabelecido pela sociedade, no entanto se faz necessário que não apenas acompanhe este desenvolvimento tecnológico ou caminhe lado a lado com ele, mas que fomente novos conhecimentos, se assim não for a escola não cumprirá a sua missão, ficará à margem da sociedade ou se tornará obsoleto.

Memorial 02

O segundo encontro ocorreu na quarta-feira, dia onze de março, dia marcado de comum acordo entre todos os cursistas participantes. Este momento foi bem mais interessante que a anterior pelo fato de que aprendemos a usar a barra de ferramentas EDUBAR que tem como objetivo subsidiar os professores com conteúdos, diversas atividade, e jogos educativos que servirão para dinamizar o processo ensino aprendizagem proporcionando aproveitá-las no cotidiano escolar. Ainda aprendemos a usar a ferramenta de busca de conteúdos educacionais, de produtividade e utilitários. O tutor informou que o Linux não se diferencia muito do windows, pois os softwares são basicamente os mesmos. A aula foi interessante e só não foi mais proveitosa por que a internete estava com problemas...

Memorial 03

Sábado 21 de maio de 2011, mais uma vez nos reunimos no Laboratório de Informática da Escola Estadual Watson, com o objetivo de iniciarmos o Módulo III.
Logo nos primeiros instantes percebemos que a internet não estava funcionando, fato este que impossibilita que as aulas possam fluir de modo satisfatório, este fato deixou a todos irritados e desapontados, e por esta razão nosso tutor Diran aproveitou para fazer uma revisão dos primeiros módulos e um dos conteúdos mais interessantes foi as orientações recebidas acerca da utilização correta do email.
Mesmo of-line o tutor nos mostrou como acessarmos o Blog do curso, como postar os comentários e efetuarmos o cadastro. Após o intervalo para o lanche – que sempre é muito bom- o problema com a internet já sido sanado e estava funcionando normalmente, neste momento então foi possível dá seguimento ao planejamento feito pelo tutor, que era a criação de um blog para cada cursista e nós cursistas seguindo a orientação do tutor aprendemos criar um Blog e cada um fez o seu.

Memorial 04

A unidade 04 aconteceu no dia 04 de junho às 8 horas, na escola Watson de Gusmão. Teve início com a apresentação dos objetivos da Unidade e do plano de trabalho proposto para aquele dia pelo tutor – Diran.
 Alguns colegas de curso tiveram dificuldades com as postagens das aulas anteriores, que logo foram sanadas pelo tutor e só então passamos aos conteúdos da unidade estudada.
A princípio foi feita uma breve comparação entre o editor de texto Word e o editor de texto Writer e ficou demonstrado que este nada deixa a desejar, navegamos pelo desktop do Linux Educacional e através do Menu Iniciar, nossa central de recursos do Linux Educacional, localizamos no Aplicativo Ferramentas de Produtividade, o Processador de Texto -BrOffice.org Writer e foi através da poesia “O Sonho”, da escritora Clarice Lispector que foi  digitado por nós, os cursistas, que passamos a nos familiarizar com a ferramenta BrOffice-Writer  (centralizar texto, alinhar texto à direita e à esquerda, aplicar negrito, itálico e sublinhado, realçar texto, alterar cor do texto e alterar o tipo e o tamanho da fonte), objetivo principal da Unidade.
Percebi que alguns colegas tiveram dificuldades de utilizar tais ferramentas, no entanto por serem muito parecidos com o Word, outros colegas e eu, não apresentamos nenhuma dificuldade. No momento seguinte, aprendemos a “salvar” e a “salvar como”, ressaltando a diferença existente entre ambas e quais os diferentes formatos que os arquivos (.odt, .doc, .rtf e .pdf) podem ser salvo e as suas diversas aplicabilidades, também aprendemos a localizar arquivos salvos no computador compreendendo que: os computadores do laboratório de informática possuem: professor, aluno1, aluno2 e aluno3, especificando que, arquivos salvos em um usuário, não ficarão disponíveis nos demais usuários, finalizamos então os conteúdos propostos no início da aula.
Com a conclusão do plano de atividades elaborado pelo tutor, o mesmo prosseguiu com os informes e tarefas que deverão ser executadas em casa, vejamos: atividade 4.1 – “Refletindo sobre leitura e escrita digital” da página 131 a 134, do guia do cursista, o memorial da Unidade 04, ambas devem estar postadas no blog do curso e do aluno, que os cursistas iniciem a montagem de seus projetos, cuja estrutura está disponível no blog curso, trazendo também no próximo encontro, um relatório das ideias contidas no projeto para socialização com os demais.
O tutor informou a inscrição do nosso curso no ambiente virtual de aprendizagem e-ProInfo que tem como objetivo o acompanhamento feito pelo MEC.

Memorial 05

O sexto encontro ocorreu no dia 18 de junho de 2011, o tutor nos orientou em relação as atividades planejadas para a aula do dia, logo em seguida realizamos a leitura do texto “O computador vai substituir o professor?”. Após a leitura destacamos algumas palavras que estavam relacionadas a ideia central do texto lido e a partir destas iniciamos uma discussão sobre o tema, a minha palavra foi MUDANÇA. No momento seguinte os trabalhos foram direcionados para o blog de cada cursista, pois teríamos que administrá-los postando novos conteúdos nos mesmos, tais como: pesquisar uma palavra referente aos projetos de cada um, pesquisar e abrir página do Wikipédia (pt.wikipedia.org), para depois criar link e adicionar ao blog, postamos também links de vídeos educativos pesquisados a partir do youtube e no final da aula o Tutor relacionou as atividades que seriam postadas no blog de cada cursista e no e-proinfo.

Memorial  06

Iniciamos nosso sétimo encontro, sábado 09/07, fazendo uma rápida reflexão acerca do encontro passado e logo em seguida passamos a discutir o tema da aula do dia: apresentação dos objetivos da Unidade 6, os diversos recursos disponíveis como ferramentas aplicadas a comunicação e a educação, como se dá a comunicação síncrona (emissor e receptor precisam estar conectados ao mesmo tempo para haver comunicação) e comunicação assíncrona (receptor e emissor não precisam estar conectados ao mesmo tempo para haver comunicação permanente e imediata interação) e logo nos conectamos com o ambiente virtual e-proinfo, onde todos nós cursistas conversarmos apenas pela ferramenta do bate - papo, utilizando os recursos disponíveis, durante 15 minutos não existindo a conversa por meio de fala. Outros ambientes virtuais que oferecem a ferramenta bate-papo também foram apresentados e também um dos maiores desafios que nós professores nos deparamos é com a linguagem utilizada pelos jovens ao utilizarem a ferramenta bate-papo.
Após o lanche, abriu se uma discussão sobre as redes sociais utilizadas no Brasil e no mundo, suas características, seus objetivos, suas utilidades, e os cuidados que devemos ter ao utilizá-las. Compreendemos que é uma necessidade participar das redes sociais, pois as pessoas de todo o mundo as utilizam para diversos fins: propagandas, vendas de produtos, encontro de amigos, relacionamentos amorosos... Aliados a tudo isso analisamos e discutimos  sobre etiqueta na net, a Netiqueta, e terminamos o nosso encontro com a postagem no fórum da Unidade 6 do ambiente virtual de aprendizagem e-proinfo: “Análise sobre Redes Sociais e Netiqueta”.

Memorial 07


O nosso oitavo encontro teve início com o tema “Slides Digitais na Escola”, o tutor nos apresentou os objetivos da unidade 07 e logo em seguida assistimos algumas apresentações de slides que fazem parte do material do curso e a sua importância deste recurso nas aulas do professor.
No momento seguinte, o tutor nos apresentou o BrOffice Impress, utilizado no Linux Educacional e o comparamos ao Power Point, utilizado do Microsofit Office do Sistema Operacional Windows, através do assistente de apresentações, conhecemos as diversas aparências dos slides, as barras de: comandos,  ferramentas e de formatação, as abas de ação, os layuot´s, os diversos tipos de animações e as páginas mestres.
Foi destinado a cada um de nós, montar a apresentação do Projeto Integrado de Aprendizagem, com os recursos do BrOffice Impress, e a inserção de imagens (pesquisadas no Google) que estejam relacionadas ao projeto. O encontro foi finalizado com o lembrete do tutor a todos os cursistas que estão com atividades pendentes a postá-las no ambiente virtual de aprendizagem e-Proinfo e a postagem do memorial da Unidade 7 no Blog do curso.
Memorial 08


O nosso 9º encontro teve início com a “Resolução de Problemas Eletrônicos”, da unidade anterior e logo em seguida passamos a organização da planilha eletrônica fizemos também uma comparação entre o software Power Point do Microsoft Office usado no sistema operacional Windows e o software Calc do BrOffice usado no sistema operacional Linux Educacional, que é o objeto do nosso estudo. Foi observado por todos os cursistas as facilidades que a planilha eletrônica nos oferece nas atividades executadas por nós professores.
O tutor nos informou que para executar diferentes tarefas, é necessário introduzir formulas pertinentes aos objetivos de cada planilha.
Concluímos nosso encontro e o tutor nos lembrando que o estudo das unidades referentes ao curso de 40 horas terminou, e que no próximo encontro cada cursista apresentará o seu Projeto de Aprendizagem.