sexta-feira, 3 de junho de 2011

Por que utilizar tecnologia na escola?


Em tempos de globalização a necessidade de dominar novas tecnologias é uma realidade, e na última década, ocorreu de forma bastante acentuada a busca pela evolução tecnológica dentro de uma mesma geração. Este fato torna inconcebível pensar em uma ação formativa de crianças e jovens sem envolver as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Porém a escola instituição que organiza, orienta e dissemina o saber científico encontra-se a margem desta realidade, e o panorama que ali se apresenta é alarmante e assustador, laboratórios de informática com máquinas ultrapassadas e já sem uso. É importante ressaltar que alguns laboratórios nunca foram utilizados, nem por alunos e muito menos por professores que em sua maioria não dominam esta tecnologia, desta forma as máquinas tornaram se absoletas.
É fundamental garantir ao educador uma formação voltada à compreensão do uso dessas tecnologias e garantir assim a inserção das mesmas no seu fazer pedagógico e compreender uso dessas tecnologias na vida de crianças e jovens para aproximar e integrar duas gerações: a de "nativos digitais" que são crianças e jovens e a de "imigrantes digitais" que somos nós.
A tecnologia permite colocar pessoas em contato outras e todas em contato com a informação ignorando distâncias e fronteiras, em qualquer tempo e de qualquer lugar, este é o grande potencial das TIC's na educação, no entanto, disponibilizar isso ao aluno, sem relacionar à sua formação, não tem valia. Os educadores, que não experimentaram inicialmente essa vivência tecnológica, também se deparam com o desafio de entender o seu papel nesse contexto.
Computadores com acesso à internet já são realidade em boa parte das escolas. O sistema, um computador para cada aluno ou jovem - começa a ser implementado, e os obstáculos de infraestrutura são lentamente superados. No entanto, o que para muitos era um jargão -"não basta ter acesso, é preciso saber o que fazer com a tecnologia"- hoje é a questão mais urgente a ser respondida. Por isso a urgência de refletirmos como a tecnologia afeta o comportamento dos alunos e como sua utilização pode contribuir na promoção da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário